Biblioteca‎ > ‎INFORMAÇÕES‎ > ‎

Sugestão de leitura para o mês de abril

postado em 7 de abr de 2015 10:06 por Cecília Morais   [ 7 de abr de 2015 10:07 atualizado‎(s)‎ ]

Em abril comemoramos, no dia 18, o Dia Nacional do Livro Infantil em homenagem ao escritor Monteiro Lobato, que nasceu nesse dia.  

Monteiro Lobato foi o primeiro escritor brasileiro a escrever livros para as crianças e, especialmente, na perspectiva da criança. O mundo mágico, a fantasia, o lúdico entraram para suas narrativas, tornando a criança a grande protagonista de suas histórias. Sua primeira história infantil, A menina do narizinho arrebitado, foi publicada em 1920 e o livro fez tanto sucesso que acabou trazendo outros, como: Fábulas de Narizinho e Narizinho arrebitado, em 1921; o Saci também publicado em 1921;  O marquês de Rabicó e Fábulas, em 1922; A caçada da onça;   Jeca TatuzinhoO noivado de Narizinho em 1924; As aventuras de Hans Staden em 1927; Aventuras do príncipe em 1928 e muitos outras que continuam encantando os leitores.

 Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, o Visconde de Sabugosa se tornaram imortais e  estão sempre ativos no imaginário de crianças e adultos do Brasil . Que tal conhecer um pouquinho desse grande escritor? Em todas as bibliotecas escolares você encontra as obras de Monteiro Lobato.  Além das citadas acima, segue uma lista que vale conferir:

Reinações de Narizinho;

História do mundo para as crianças;

Emília no país da gramática;

Aritmética da Emília;

Dom Quixote das crianças; 

Histórias de Tia Nastácia; 

 

A biblioteca Cecília Meireles também sugere como leitura as seguintes obras literárias:

O Brilho do bronze de Bóris Fausto;

O golem do Bom Retiro de Mario Teixeira

O quarto fechado de Lya Luft

Corda Bamba de Lygia Bojunga Nunes

Camaleão – Metapoesia de Mauro Sérgio  Santos (Escritor professor SME)

Morde na bolacha junto  com a goiabada – Celena Carneiro. (Escritora professora SME)

Qual é a tua obra? De Mário Sérgio Cortela