CURSOS‎ > ‎Cursos 2015‎ > ‎

Projeto de extensão "O corpo brincante, as brincadeiras, as histórias infantis e o uso do portfólio como processo avaliativo"

postado em 21 de set de 2015 13:21 por Cecília Morais   [ atualizado em 16 de fev de 2016 14:14 por Andre Martins ]
Nos dias19 e 20 de outubro, o CEMEPE receberá os minicursos do Projeto de Extensão “O CORPO BRINCANTE, AS BRINCADEIRAS, AS HISTÓRIAS INFANTIS E O USO DO PORTFÓLIO COMO PROCESSO AVALIATIVO”, do Departamento de Educação e Tecnologias da Universidade Federal de Ouro Preto (DEETE/UFOP). Coordenado pela Profa. Dra. Márcia Ambrósio, docente do CEAD/UFOP, o projeto oferece dois minicursos: 

* Minicurso 1: “O corpo brincante, a criatividade e o uso do portfólio como processo avaliativo”. 
Ministrante: Profa. Dra. Márcia Ambrósio Rodrigues Rezende. 
Este minicurso pretende trabalhar as práticas pedagógicas numa troca interativa e construtiva com os/as professores/as, visando qualificar os participantes para o desenvolvimento e construção dos brinquedos, das brincadeiras, histórias infantis e registro da experiência vivida por meio uso de portfólios de aprendizagem na sala de aula. Ele é oferecido em duas modalidades: voltado para a Educação Infantil ou para o Ensino Fundamental. 

* Minicurso 2: “O uso dos jogos, a interdisciplinaridade para as aprendizagens das diferentes áreas do conhecimento”. 
Ministrante: Eduardo Mognon Ferreira (Graduando em História da Universidade Federal de Ouro Preto /UFOP; Bolsista do Programa PIVIC/UFOP; Pesquisador na área de Jogos para Ensino de História, Ludicidade e Recursos Didáticos Interdisciplinares). 
Este minicurso enfatiza as modalidades que cercam o uso e desuso dos jogos em sala de aula para uma formação no campo das humanidades e todos os seus desdobramentos de conteúdos na História, Geografia e Pedagogia. O minicurso vem com uma nova marca: a alegria de ensinar. Ensinar a partir da interdisciplinaridade, o uso de jogos, contatos cada vez mais próximos entre estudante e professor e acima de tudo, servir como suporte para profissionais que estão dispostos a encontrar caminhos novos para percorrer a jornada da educação de nosso país.


Comments