EVENTOS‎ > ‎

PL 867/2015 e suas implicações

postado em 12 de jul de 2016 09:28 por Andre Martins   [ 20 de ago de 2016 07:11 atualizado‎(s)‎ ]
Cemepe realiza primeira mesa redonda para discutir
PL 867/2015  Escola sem Partido

https://drive.google.com/a/ntecemepe.com/file/d/0BzphObcMk3NQM0VBNTFrM29FZGs/viewParcerias: 
SRE /FADIR/ ADUFU

MATERIAL COMPARTILHADO


Roberto Bueno


Gercina Santana

https://drive.google.com/folderview?id=0BzphObcMk3NQZ3VqalBtdnhZLVU&usp=sharing
clique na imagem para visualizar mais fotos do evento

Na manhã do dia 11 de julho, segunda-feira, o Cemepe realizou em suas dependências (sala 30) a primeira mesa redonda para debater as implicações e possíveis desdobramentos do Projeto Lei 867/2015 que dispõe sobre a inclusão entre as diretrizes e bases da educação nacional do "Programa Escola sem Partido”. O Projeto tramita na Câmara dos Deputados e, sendo aprovado, pode trazer sérios problemas para a educação como um todo. O Cemepe, como vanguarda educacional, avaliou que não poderia deixar de suscitar, entre os professores, questionamentos sobre o referido projeto.

Para tanto, foram convidados quatro renomados professores que se acham engajados nessa discussão: Marina Ferreira de Souza Antunes (Adufu); Roberto Bueno Pinto (Fadir); Jakes Paulo Félix dos Santos (SRE) e Gercina Santana Novais (SME). As Assessorias do Ensino Fundamental e Ensino Infantil da SME liberaram professores representantes de cada escola para participarem da atividade.

 O evento foi aberto com uma apresentação cultural, seguindo-se as falas dos convidados que, de uma certa forma, se completaram em termos da ênfase abordada por cada palestrante.  A professora Mariana que iniciou a discussão foi bastante didática em relação às raízes do Projeto Lei em nossa sociedade. O professor Roberto deu ênfase à necessidade de uma atuação política para se combater projetos como esse, tendo em vista que a esfera jurídica se acha comprometida com uma visão elitista, segundo ele. O professor Jakes, na sequência, estabeleceu diversos paralelos entre o Projeto e a educação. Finalizando, a Professora Gercina adentrou à discussão a partir do campo epistemológico. Após as falas e o intervalo para o lanche, o público retornou ao auditório para ouvir as respostas dos debatedores aos questionamentos encaminhados por escrito.

 No encerramento, o Cemepe deixou o convite para a Segunda Mesa Redonda que será realizada no dia 10 de agosto no auditório da sala 30 no Cemepe.