EVENTOS‎ > ‎2014‎ > ‎

II Encontro Questão Indígena e Educação

postado em 20 de ago de 2014 10:08 por Andre Martins   [ 14 de fev de 2015 09:26 atualizado‎(s)‎ ]
http://musindio.blogspot.com.br/p/evento.html

Tendo em vista a realização do Iº encontro “Questão Indígena e Educação: Perspectivas na aplicação da Lei 11.645” em 2013, ter alcançando grande participação dos professores da Rede Municipal, bem como, alunos dos cursos de licenciatura da UFU, pretende-se dar continuidade ao projeto com vistas ao processo de formação de educadores, estudantes e público em geral.

 A introdução deste conteúdo permitirá entender a complexidade cultural brasileira hoje e, o sentido de sua formação, considerando as matrizes indígenas como elementos fundamentais deste processo.

 A proposta objetiva debater sobre os aspectos históricos e culturais que envolvem as populações indígenas e seus direitos, buscando fazer uma revisão na maneira pela qual se costuma tratar esta temática na escola.

 A programação prevê no dia 29/08 às 19 h no auditório da Prefeitura Municipal de Uberlândia, a realização de uma mesa redonda sobre Política Indigenista Brasileira com a participação de Márcio Meira, antropólogo e ex-presidente da FUNAI e Marcos Terena, reconhecida liderança indígena.

 No dia 30/08, no auditório 5 S do Campus Santa Mônica da UFU, de 9:00 às 12:00 será ministrado pela Dra. Lúcia Hussak van Velthem - Antropóloga, pesquisadora do MPEG/SCUP -  Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação o minicurso Cultura Material e Povos Indígenas: produção, utilização, transmissão e experiência estética. Neste mesmo dia, no período de 14:00 às 17:00 h, o tema a ser abordado será Línguas indígenas no Brasil: (des) conhecimento de uma riqueza ameaçada, pela Dra. Bruna Franchetto – Professora e pesquisadora do Museu  Nacional/UFRJ

 Este evento é realizado pelo Museu do Índio/PROGRAD/UFU em parceria com o NERER/Secretaria Municipal de Educação/PMU.