EVENTOS‎ > ‎

III Encontro Regional de Educação

postado em 25 de abr de 2016 07:10 por Andre Martins   [ 13 de mai de 2016 13:15 atualizado‎(s)‎ ]

Mostra pedagógica: Escola e Família pelo Direito de Ensinar e Aprender

http://segundoered.ntecemepe.com/


https://drive.google.com/file/d/0BzphObcMk3NQQnZOQnJaQVFjYjg/view?usp=sharing

clique na imagem para abrir o folder do evento

O III Encontro Regional de Educação será realizado, neste ano, por meio de mostras pedagógicas. O evento faz parte de uma das ações do Movimento de Reorientação curricular. A atividade tem por objetivo geral fomentar a participação da família na escola, para alcançar a qualidade social da educação. Essa formação com os profissionais da educação será orientada pelas seguintes indagações: Qual é o papel da família na educação ampliada dos alunos? Como construir currículos em rede? Qual é a relação do currículo em rede de grupos familiares e de instituições na tessitura dos currículos escolares?

Cada unidade escolar será convidada para apresentar seus projetos, divulgando as práticas vinculadas à temática do encontro. Os objetivos específicos da Mostra são:

    • Criar espaço de reflexão sobre Educação pública, popular, democrática, de qualidade social e participação da família na escola.
    • Identificar e analisar redes de saberes e de práticas educativas dos grupos de convivência dos alunos significando-as para e na elaboração e implementação de currículos, na perspectiva da qualidade social da educação.
    • Analisar os significados da democratização e participação popular na gestão da educação nos processos de produção de conhecimento.
    • Refletir sobre currículos escolares em rede na construção da qualidade social da educação.
    • Fomentar a discussão sobre a importância de redes de pessoas e de instituições na tessitura dos currículos escolares.
    • Fomentar troca de experiências e diálogos acerca de boas práticas da Rede sobre a participação da família na escola.
    • Disponibilizar elementos para a discussão e fortalecimento da Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e Aprender, destacando a família na Rede.
    • Fortalecer o movimento de reorientação curricular na perspectiva da reescrita e atualização do Projeto Político Pedagógico. 



Agrupamento das escolas e organização do evento

Na organização do evento, cada Polo será dividido em Setores. Cada Setor terá uma Escola-Sede que sediará o Encontro e receberá as escolas convidadas. Cada Escola-Sede irá se reunir com as outras escolas  participantes de seu Polo para discutir e organizar o Encontro. Foi sugerido que o Encontro fosse realizado em quadras, refeitórios, grandes áreas da Escola-Sede, ou em outros espaços nos bairros (praças). A dinâmica da  atividade terá como tema central a Escola e Família.