NOTÍCIAS‎ > ‎Arquivo 2015‎ > ‎

I Encontro Literário do Cerrado (ELICER)

postado em 12 de nov de 2015 08:01 por Andre Martins   [ 22 de fev de 2016 03:25 atualizado‎(s)‎ ]
http://elicer.com.br/index.html
De 15 a 20 de novembro, no Center Convention, em Uberlândia-MG, acontecerá o ELICER – I Encontro Literário do Cerrado, que objetiva aproximar o público ao universo literário, por meio do contato com escritores e de uma programação cultural diversificada e interativa e, dar destaque à produção literária e estimular a leitura, evidenciando seu caráter educativo e gerador de transformações sociais. 
A programação contará com a Feira do Livro, composta por cerca de 100 estandes de editoras de todo o país e o Mundo da Fantasia, espaço reservado para atividades em torno da literatura infantil e infanto-juvenil. Além disso, haverá um núcleo digital, salas para bate-papo e debate com autores, espaços para autógrafos, palestras, contação de histórias, entre outras atividades.

Todas as atividades da programação terão entrada franca.
No dia 16/11/2015 o Encontro Literário do Cerrado trará uma homenagem especial a Sebastião Prata ou Grande Otelo, ator uberlandense, homenageado no Brasil e no mundo. 

O Centro de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz – CEMEPE ligado à Secretaria Municipal de Educação trará atividades culturais e artísticas voltadas à divulgação da obra do ator/compositor/poeta e intelectual preocupado com as artes, as questões da cultura e negritude no país. 

Será apresentada uma peça de teatro cujo homenageado é o ator; haverá a Galeria Grande Otelo resgatando a história e a memória do ator e também uma exposição de desenhos e artes desenvolvidas pelas crianças das escolas municipais de Uberlândia. 

O CEMEPE também organizou um seminário sobre o Ator. Esse evento terá como leitmotiv o filme e a obra literária “Macunaíma” de Mário de Andrade.  Cada membro da mesa debatedora apresentará um tema ligado à obra do ator uberlandense. A professora Iara Helena Magalhaes, por exemplo, fará sua exposição tematizando o filme de Joaquim Pedro de Andrade e a mise en scène de Grande Otelo. 

O professor e pesquisador Tadeu Pereira dos Santos trará uma leitura sobre quem foi o homem Sebastião Prata e o ator afetuoso cravado na memória de todos os brasileiros “Grande Otelo”. Comporão a mesa os professores: Dra. Kênia Maria de Almeida Pereira (LETRAS/UFU) e o Dr. Luiz Humberto Arantes (Artes Cênicas / Teatro/UFU), tendo como mediadora do evento a professora de Língua Portuguesa e Literatura da Rede Municipal de Educação, Andréia Aparecida Ferreira

Para maiores informações sobre o evento, acessar: http://www.elicer.com.br/programacao.html


Comments