NÚCLEOS‎ > ‎

NADH - Núcleo de Apoio às Diferenças Humanas

postado em 7 de nov de 2014 07:43 por Andre Martins   [ 1 de mar de 2016 08:13 atualizado‎(s)‎ ]
NADH          
O NADH é o núcleo da Secretaria Municipal de Educação Especial responsável pelo Atendimento Educacional Especializado(AEE) nas Salas de Recursos Multifuncionaisdas escolas municipais de Uberlândia. Congrega e cumpre as exigências de implementação da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008). O núcleo tem como princípios norteadores garantir o acesso e a permanência com qualidade do aluno na escola regular, por meio da complementação pedagógica do processo ensino-aprendizagem. E objetiva viabilizar os serviços da educação especial junto à educação escolar de crianças, jovens e adultos por meio do AEE na Rede Pública Municipal de Ensino. Compete ao NADH promover cursos de formação continuada e contínua através de projetos, estudos, pesquisas e intervenções no que se refere ao Atendimento Educacional Especializado – AEE, nas Salas de Recursos Multifuncionais – SRM na Rede Municipal de Ensino Fundamental, Educação Infantil e de Jovens e Adultos junto ao seu público-alvo da educação especial : 
  • alunos com deficiência: aqueles que têm impedimentos de longo prazo de natureza física, intelectual, mental ou sensorial; 
  • alunos com transtornos globais do desenvolvimento: aqueles que apresentam um quadro de alterações no desenvolvimento neuropsicomotor, comprometimento nas relações sociais, na comunicação ou estereotipias motoras. Incluem-se nessa definição alunos com autismo clássico, síndrome de Asperger, síndrome de Rett, transtorno desintegrativo da infância (psicoses) e transtornos invasivos sem outra especificação;
  • alunos com altas habilidades/superdotação: aqueles que apresentam um potencial elevado e grande envolvimento com as áreas do conhecimento humano, isoladas ou combinadas (intelectual, liderança, psicomotora, artes e criatividade).

Desta forma,  o NADH promove a intervenção e aplicação dos serviços da educação especial junto ao contexto da Educação Básica materializado no AEE, estabelecendo articulação e assessoramento aos alunos e professores da sala de aula comum. Também disponibiliza serviços, recursos pedagógicos e de acessibilidade e estratégias que promovem a participação dos alunos nas atividades escolares partindo de suas necessidades e garantindo o acesso, a qualidade e a permanência desse aluno na escola regular, por meio do processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, tem como meta a efetivação de uma política de Educação Especial fundamentada na proposta de uma educação que reconhece a diversidade e valoriza a diferença humana.

 LINK PARA O BLOG DO NADH