Subsídios para a elaboração do Plano de Formação das unidades escolares 2016
clique nos links a direita dos itens para baixar os documentos

Para fundamentar as ações de governar a cidade de Uberlândia, foi elaborada uma concepção de gestão que articula crescimento econômico, desenvolvimento social, sustentabilidade, afirmação de direitos, integração campo e cidade, cidadania e democracia com participação popular. Todas as ações do Governo devem ter compromisso educativo, a partir de uma perspectiva solidária, inclusiva, humanista e ética.

        A carta das cidades educadoras (Barcelona, 1990) afirma que a cidade educadora é um sistema complexo em constante evolução e pode exprimir-se de diferentes formas, mas dará sempre prioridade absoluta ao investimento cultural e à formação permanente da sua população. Por isso, a Prefeitura Municipal de Uberlândia adotou o slogan:

“Por uma Cidade Educadora”

Essa intenção remete a uma cidade cujas práticas e espaços devem estar associados à educação permanente e a efetivação dos interesses e necessidades de toda a população.

         O modelo de formação deve caracterizar-se por um processo dinâmico, colaborativo e dialógico. Nesse sentido, faz-se necessário que a formação continuada, permanente, em serviço e em rede seja instituída atendendo:

                1.     Formação que contemple especificidades dos/as profissionais ingressantes na Rede Municipal de Educação.

                2.     Formação destinada aos profissionais com mais tempo de efetivo exercício na profissão na Rede Municipal de Educação.

                3.     Transformação da escola em espaço formativo, com destaque para os momentos de módulo II.

                4.     Organização de processos formativos no Cemepe, nas unidades escolares, nos Polos e em outros espaços formativos. Esses processos serão divulgados por meio de Catálogo Mensal do Cemepe pelo site <cemepe.ntecemepe.com>, pelos e‑mails das escolas e farão parte do Plano de Formação de cada Unidade Escolar.

                5.     Atendimento às demandas e necessidades formativas e acompanhamento do significado da formação no cotidiano da escola. A formação na Unidade Escolar será organizada e coordenada por sua Equipe Gestora.

                6.     Consolidação de parceiras com diferentes instituições de ensino superior.

             A formação por si só consegue muito pouco se não estiver aliada às mudanças do contexto, da organização, de gestão e de relações de poder entre os profissionais da educação. O tão mencionado desenvolvimento profissional não recai somente na formação, mas em diversos componentes que se dão conjuntamente na prática de trabalho colaborativo (IMBERNÓN, 2001).



ANEXOS DO GUIA

 [ WORD] - [PDF]


Conteúdos dos anexos

Anexo 1

PAPAE – Educação Infantil (com instrumental)

PAPAE – Ensino Fundamental (com instrumental)

Anexo 2

Orientações às unidades escolares referentes ao plano de formação – 2016 (instrumental do plano)

Anexo 3

Tabela: Leitura da realidade, compreensão dos resultados, intervenção / Compreendendo os resultados e intervindo: cronograma

Anexo 4

Escolas por polo (tabela)



Listas de presença


INSTRUÇÕES (do guia 2016)

  • Registrar a lista de presença dos cursistas nas formações realizadas no Módulo II (modelo padrão disponível neste site).
  • Carimbar e assinar as listas de presença com assinatura do diretor e Inspetor, antes de protocolar no Cemepe.
  • Protocolar as listas originais no Cemepe, setor RH, SALA 04, até o 10º dia útil após o término do módulo.
  • Arquivar xerox das listas de presença com o protocolo do Cemepe em pasta específica juntamente com cópia do plano de formação continuada.
  • Caso participem da formação, diretor, vice-diretor, pedagogos e Inspetor devem assinar a lista de presença.
  • Vinte por cento (20%) da carga horária total da formação poderão ser destinadas à formação não presencial.
  • Registrar a carga horária não presencial por meio de lista de presença que comprove a entrega das atividades solicitadas.  
  • O curso deverá ser finalizado até dia 30/11, não serão aceitas listas posteriores a essa data.