Museu do Índio promove II Encontro Questão Indígena e Educação

postado em 1 de out de 2014 13:09 por Andre Martins   [ 3 de out de 2014 10:21 atualizado‎(s)‎ ]
https://plus.google.com/108078881326079216579/posts/SERqafHiJaH

I Encontro Questão Indígena e Educação: cultura e diversidade, promovido pelo Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia, em parceria com o Núcleo de Educação das Relações Etnicorraciais (NERER/CEMEPE/SME) contou com a participação de professores da rede municipal de ensino e também de outras instituições públicas e privadas de ensino superior a nível local e nacional, estudantes universitários e representantes dos indígenas não aldeados da cidade de Uberlândia-MG.

No primeiro dia de programação, foi discutido sobre a “Política Indigenista Brasileira” com o antropólogo Márcio Meira e com o articulador indígena Marcos Terena. Na ocasião, Marcos Terena apresentou os “Jogos indígenas internacionais” que está à disposição no Museu do Índio.

No segundo dia, aconteceram minicursos com a antropóloga e pesquisadora do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Dra. Lúcia Hussak van Velthem e com a Profa. Dra. Bruna Franchetto, pesquisadora do Museu Nacional da UFRJ.

O evento serviu como motivação para que a temática indígena possa permear as ações e estudos, num movimento contínuo e permanente no interior das escolas.