em FOCO

/redigir matérias/

Biblioteca recebe Bíblia em áudio

postado em 18 de dez de 2014 09:51 por Andre Martins   [ 19 de dez de 2014 09:28 atualizado‎(s)‎ ]

No dia 18 de dezembro, a Biblioteca do CEMEPE - Cecília Meireles, recebeu para o seu acervo a Bíblia Sagrada em Áudio – do Gênesis ao Apocalipse, numa gravação inédita de Cid Moreira contendo 09 CDs.

A Biblioteca também foi contemplada com três números da revista “A bíblia no Brasil” e o livro “A história de Mary Jones – o início do movimento das sociedades bíblicas”, todos em Braile, editados e doados pela Sociedade Bíblica do Brasil.


Leia também: 

Solenidade de Doação de Bíblia em braille e lançamento de cartilha acessível

Gêneros textuais do universo jornalístico em curso promovido pelo NTE

postado em 5 de dez de 2014 08:19 por Andre Martins   [ 5 de dez de 2014 08:20 atualizado‎(s)‎ ]

https://plus.google.com/photos/108078881326079216579/albums/6086820985424190273

Dando continuidade ao curso “Boletim Informativo Aplicado à Educação” promovido pelo NTE, no dia 13 de novembro,  foi ministrado o módulo Gêneros Textuais do Universo Jornalístico por Marta Fontoura Queiroz Cantuária. Ela é formada em pedagogia e possui uma rica experiência à frente da revista Educadores em Ação, dentre outros projetos na área de comunicação. Atualmente faz parte da equipe do NTE. 
Neste módulo, serão abordados os seguintes tópicos: o processo de produção de um texto jornalístico; estrutura e elementos de um texto jornalístico; regras práticas para a redação de textos jornalísticos e suas classificações. 
O material preparado para esta formação busca fazer um contraponto entre teoria e prática, com exemplificações acerca da temática. Como parte do conteúdo a ser discutido, está o enfoque no “Jornal Escolar”, com seu código de ética, projeto editorial e vantagens nas dimensões sociais, psicológicas e pedagógicas.

Congresso dos Grêmios Estudantis

postado em 14 de nov de 2014 08:12 por Andre Martins   [ 19 de nov de 2014 08:05 atualizado‎(s)‎ ]

https://plus.google.com/photos/108078881326079216579/albums/6081980077726153521

No dia 13 de novembro de 2014, nas dependências do Cemepe, foi realizado o I Fórum dos Grêmios Estudantis pelo Direito de Ensinar e de Aprender, promovido pelo Núcleo de Assuntos Estudantis(NAE), cuja programação se estendeu por todo o dia, com início às 7h30min e encerramento às 17h30min.

O Fórum contou com a presença do prefeito municipal Gilmar Machado, da assessoria da Secretaria Municipal de Educação, direção do Cemepe, representantes do NAE, cerca de 200 alunos e profissionais da educação.

No decorrer do evento, houve apresentações culturais com Pedro das Gerais e Sementinhas do Cerrado e também com o Grupo de Street Dance “Explosão Jovem”, do Centro de Formação São Francisco de Assis, que se apresentaram sob a orientação do professor e coreógrafo “Chocolate”.

Com o objetivo propiciar um espaço de formação e discussão aos Grêmios Estudantis, foram oferecidas oficinas que discutiram sobre: o papel dos grêmios na promoção de uma educação de qualidade fundamentada na lei 11.444/13; educação e mercado de trabalho para o jovem; violência e segurança pública; Direitos Humanos com ênfase nas relações de gênero, racismo, homofobia e bullying; comunicação e liberdade de expressão; adolescência e saúde.

Os profissionais da escola também puderam participar do evento na oficina “Gestão democrática: o papel do professor orientador na efetivação das ações do Grêmio Estudantil”.

O fórum possibilitou aos alunos a discussão de temáticas importantes para a sua formação e, ao final do evento, puderam expor, em plenária, o que discutiram nos Grupos de Trabalho.

O NInf trabalha para implementar a lei 10639/03

postado em 31 de out de 2014 14:05 por Andre Martins   [ 6 de nov de 2014 08:53 atualizado‎(s)‎ ]

álbum

O Núcleo das Infâncias (NInf), em parceria com o Núcleo de Educação das Relações Etnicorraciais (Nerer) e com o Centro Nacional de Estudos e de Políticas de Igualdade na Educação (Cenafro), ofereceu em 2014 o curso de formação continuada Implementando a Lei n. 10.639/2003 com as Infâncias no Município de Uberlândia.

O curso foi destinado aos profissionais que atuam nas escolas municipais de educação infantil e unidades conveniadas. O objetivo desta formação é construir conhecimentos acerca da história e cultura afro‑brasileiras. A abertura do curso, em agosto, contou com a participação da professora Dra. Cristina Teodoro Trinidad, representante da Unesco e do secretário de cultura, Gilberto Neves.

No primeiro módulo de formação, foram realizadas diversas oficinas com representantes do Cenafro e do NEAB/UFU (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia) e formadoras do Cemepe atuando como palestrantes.

No mês de setembro, a temática abordada foi a diversidade etnicorracial na prática pedagógica da educação infantil. Neste segundo módulo, questões sobre o papel e as funções da educação infantil, concepções de criança, o currículo na educação infantil e o pertencimento etnicorracial aos olhos das crianças pré-escolares foram aprofundadas

No intuito de propiciar a articulação entre os processos educativos escolares e as relações sociais e raciais, foi proposta aos cursistas uma atividade de intervenção pedagógica cujos resultados serão apresentados no módulo de formação continuada do mês de novembro. 



Rede dá posse às Coordenações Colegiadas

postado em 31 de out de 2014 11:54 por Andre Martins   [ 19 de dez de 2014 10:16 atualizado‎(s)‎ ]

álbum
No dia 02 de outubro de 2014, nas dependências do Cemepe, foi realizada uma reunião para empossar os membros titulares e suplentes das Coordenações Colegiadas e das Secretarias Gerais da Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e de Aprender. A Rede compreende os pólos norte, sul, leste, oeste e centro.

Participaram deste momento coordenadores eleitos nos pólos, representantes das comunidades e assessores da Secretaria Municipal de Educação e do Cemepe. O evento contou ainda com a presença da Secretária Municipal de Educação, Profa. Dra. Gercina Santana Novais e da Profa. Iraídes Reinaldo da Silva, diretora do Cemepe.

Na ocasião, a Profa. Iraídes Reinaldo da Silva enfatizou importância de contar com todos  nesta ação conjunta para a garantia dos direitos da educação. Em seguida, a Secretária Municipal de Educação, Profa. Dra. Gercina Santana Novais, manifestou a satisfação em participar do momento e destacou que participação social é a base para produzir  mudanças  e construir um novo modo de relacionarmos com a vida e com o outro. A Secretária falou também de sua preocupação com uma educação de qualidade e a educação voltada  para a não violência.  Destacou, ainda, a importância de uma política de gestão baseada na participação ativa. Afirmou que a participação excludente não deve fazer parte da rede e que o conhecimento precisa de interlocuções. Em suas palavras, a Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e de Aprender é uma grande ousadia, uma rede de pessoas com diferentes maneiras de perceber a vida, mas cuja a presença e participação contribuem para fortalecer a esperança.

As Coordenações Colegiadas e Secretarias Gerais dos pólos foram convidadas a tomar posse, iniciando em seguida a leitura e discussão do Regimento Interno da Rede Pública Municipal pelo Direito de Ensinar e de Aprender. Finalizando o encontro, ficou acordado que novas contribuições e sugestões para o regimento serão partilhadas no dia 23/10/14, no auditório Cícero Diniz, na Prefeitura Municipal de Uberlândia.

1-5 of 5