O NInf trabalha para implementar a lei 10639/03

postado em 31 de out de 2014 14:05 por Andre Martins   [ 6 de nov de 2014 08:53 atualizado‎(s)‎ ]

álbum

O Núcleo das Infâncias (NInf), em parceria com o Núcleo de Educação das Relações Etnicorraciais (Nerer) e com o Centro Nacional de Estudos e de Políticas de Igualdade na Educação (Cenafro), ofereceu em 2014 o curso de formação continuada Implementando a Lei n. 10.639/2003 com as Infâncias no Município de Uberlândia.

O curso foi destinado aos profissionais que atuam nas escolas municipais de educação infantil e unidades conveniadas. O objetivo desta formação é construir conhecimentos acerca da história e cultura afro‑brasileiras. A abertura do curso, em agosto, contou com a participação da professora Dra. Cristina Teodoro Trinidad, representante da Unesco e do secretário de cultura, Gilberto Neves.

No primeiro módulo de formação, foram realizadas diversas oficinas com representantes do Cenafro e do NEAB/UFU (Núcleo de Estudos Afro Brasileiros da Universidade Federal de Uberlândia) e formadoras do Cemepe atuando como palestrantes.

No mês de setembro, a temática abordada foi a diversidade etnicorracial na prática pedagógica da educação infantil. Neste segundo módulo, questões sobre o papel e as funções da educação infantil, concepções de criança, o currículo na educação infantil e o pertencimento etnicorracial aos olhos das crianças pré-escolares foram aprofundadas

No intuito de propiciar a articulação entre os processos educativos escolares e as relações sociais e raciais, foi proposta aos cursistas uma atividade de intervenção pedagógica cujos resultados serão apresentados no módulo de formação continuada do mês de novembro.