REDE


Polo Oeste realiza plenárias e reuniões em escolas da rede

postado em 14 de mai de 2015 12:31 por Andre Martins   [ 15 de jun de 2015 12:05 atualizado‎(s)‎ ]

Nos meses de março, abril e maio, colaboradores do Polo Oeste se reuniram com representantes das escolas e comunidade local no sentido de  dinamizar a política da Rede pelo Direito de Ensinar e Aprender como proposta política da Secretaria Municipal de Educação. 

Na plenária do dia 31 de março, na EM Prof. Mario Gody Castanho,  as atividades forma marcadas por apresentações culturais dos alunos e pela palestra “Família, Escola, Sociedade: um diálogo possível” proferida pela profa.Dra. Ana Lúcia Kamimura. No dia 06 de maio, outra plenária foi realizada no Centro Solidário de Educação Infantil de Uberlândia no bairro Jardim das Palmeiras II. O encontro contou com cerca de 100 pessoas, entre pais, mães e pessoas da comunidade do Bairro Jardim das Palmeiras. A atividade teve início com a apresentação "As borboletas" feita pelos alunos do G3. As funcionárias do Centro Solidário também fizeram a apresentação “As três borboletas”, mostrando a importância do trabalho em grupo, da parceria e da valorização da amizade. O  tema da plenária, nesse dia, foi Responsabilidade Parental: a família na Escola. A convidada para iniciar a discussão da temática foi a Promotora ​de Justiça, Drª Gláucia Teresa Soares Pires.

A próxima atividade do Polo Oeste está marcada para o dia 16 de maio na EM Profa. Maria Regina Arantes Lemes (zona rural) coma atividade do Dia da Família na Escola.

Formação sobre diversidade sexual, gênero e sexualidade no Polo Sul

postado em 14 de mai de 2015 12:30 por Andre Martins   [ 15 de jun de 2015 12:09 atualizado‎(s)‎ ]

   

   Com o tema “Diversidade sexual, gênero e sexualidade”, iniciou-se no dia 06/05/2015, uma formação      contínua para a comunidade escolar do Polo Sul, organizada pela equipe de formadores do CEMEPE, pela  Secretaria  Municipal de Educação e pelo Grupo de Pesquisa Gênero, corpo, sexualidade e educação    (GEPECS), da Faculdade de Educação/Universidade Federal de Uberlândia (FACED/UFU).

As formações acontecem na Oficina Cultural, Praça Clarimundo Carneiro nº 204, num curso com carga horária de 60 horas, previsto para acontecer no período de 06/05 a 04/11/2015, em duas quartas-feiras por mês.

A primeira exposição dialogada foi ministrada pela Profa. Dra. Elenita Pinheiro Queiroz Silva, que desenvolveu o tema  “A escola e a educação para a sexualidade”.

Segundo Elaine Corsi, que atua no Núcleo de Linguagens do CEMEPE, “houve mais de 80 inscrições para este curso, com participação considerável na formação inaugural. Na apresentação cultural, o cantor e compositor Pedro das Gerais fez o acolhimento aos participantes, buscando a interação com os mesmos. Em relação à ministrante, houve também uma interação excelente, com muitos questionamentos acerca da temática”.

1-2 of 2