II Fórum de Grêmios mobiliza alunos no Cemepe

postado em 3 de dez de 2015 09:35 por Andre Martins   [ 3 de dez de 2015 09:35 atualizado‎(s)‎ ]
https://goo.gl/photos/JT9HJcPvP9buCe7G6
O Fórum de Grêmios Estudantis Livres pelo Direito de Ensinar e de Aprender (GELDEA) é um evento promovido pelo Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) do Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz em parceria com Secretaria Municipal de Educação e Prefeitura Municipal de Uberlândia.

O evento reúne todos os Grêmios Estudantis das escolas municipais de Uberlândia em articulação com outras instituições afins. O fórum tem como objetivo viabilizar discussões e elaborar ações a serem instituídas nas escolas, visando oferecer uma educação de qualidade aos estudantes do município.

Para viabilizar que as demandas a serem abordadas no II FGELDEA em 2015 sejam resultantes de discussões dos estudantes da rede municipal, o fórum teve uma nova estrutura.

A primeira etapa (10 de julho) houve a participação de representantes das coordenações dos grêmios estudantis que levantaram demandas consideradas pelos grêmios como relevantes no  cotidiano escolar.

A segunda etapa, a partir das demandas elencadas no dia 10, foram agrupadas cada escola foi agrupada por eixos temáticos com a realização de minifóruns (um eixo temático a partir do interesse dos estudantes de cada instituição). Para tanto, o NAE ofereceu suporte pedagógico infraestrutura para professores orientadores e coordenadores dos Grêmios Estudantis. Ao final de cada minifórum, os coordenadores dos grêmios elaboraram um relatório contendo as discussões e propostas levantadas pelos estudantes.

A terceira etapa do fórum foi realizada, também, por meio de minifóruns por polos: Norte, Sul, Leste, Oeste e teve como referência os relatórios elaborados por cada escola.

Para instituição do trabalho em cada polo, foi escolhida uma escola para sediar as discussões da região e, também uma equipe intergrêmios que se responsabilizou pela elaboração do relatório do polo.

O II Fórum GELDEA, como um espaço para a socialização das experiências dos grêmios de cada escola e dos saberes adquiridos por meio dessas experiências, estabeleceu entre os grêmios um caráter de permanente discussão a respeito da promoção de uma educação de qualidade e do bem-estar dos estudantes. Assim, o fórum teve como prioridade a efetivação do direito dos alunos a aprender e ensinar desde a primeira etapa do ensino fundamental. 

A plenária final (dia 28/11 no Cemepe) contemplou todas as discussões e demandas propostas pelos estudantes. Nessas discussões, os estudantes foram convidados a delinear, juntos, planos que fomentem a ideia de participação dos alunos no processo de aprendizagem.

Um dos objetivos principais do fórum é criar espaço de discussão para os alunos de modo que, juntos, pensem uma melhor forma de qualificar a educação.

Na oportunidade, foram elaboradas propostas relacionadas às demandas detectadas nas escolas municipais. Tais propostas serão sistematizadas em um relatório entregue, durante a mesa final, aos representantes de cada secretaria responsáveis pelas ações elencadas no relatório, e ao prefeito municipal.