NERER: reflexão ação são fundamentais no exercício da formação

postado em 10 de dez de 2015 10:36 por Andre Martins   [ 10 de dez de 2015 10:36 atualizado‎(s)‎ ]
https://goo.gl/photos/K2vRRwhRhz29rbd2A
A formação  na escola é de suma importância para atender ao princípio ação-reflexão-ação. Pensando assim, o Núcleo de Educação das Relações Etnicorraciais (NERER), no decorrer de 2015, efetivou várias ações nesse sentido, pautando-se pelo cumprimento da lei  11.444/13 principalmente nos itens I, VII e X que  tratam, respectivamente, da intervenção educativa para melhoria do fluxo e do rendimento escolar; da  colaborar para o desenvolvimento de uma educação livre de quaisquer tipos de preconceito e discriminação; bem como do desenvolvimento de programas e projetos, visando a garantia do acesso, permanência e conclusão, com qualidade, dos estudos.

As Orientações Teórico/Práticas Elaboradas com Gestores e demais documentos que norteiam as ações da Secretaria Municipal de Educação colaboraram com as Escolas Municipais na efetivação de seus Planos de Formação e para transformar a formação em ação. Três processos foram fundamentais nesse processo: a escuta de todos os profissionais da escola, a organização e o apoio/parceiros e recursos materiais adequados e o enfoque dado aos avanços obtidos para que se mantenham ao longo do tempo por meio da institucionalização das ações nos documentos oficiais da Escola a citar Projeto Político Pedagógico, Regimento, PAPAE, planos de aula, dentre outros.

Assim, os profissionais da educação que participaram das formações oferecidas pelo NERER, independente da função que desenvolvem, sendo as temáticas relacionadas às questões etnicorraciais para efetivação das leis 10.639-03 e 11.645-08. Temas como História e Cultura Africana e Indígena, Povos tradicionais de Matriz Africana, Conceitos (Racismo, preconceito, Raça, etc.), o negro e o índio na formação da sociedade nacional, foram contemplados nesse processo de formação.