Seminários Integrados de EJA é realizado no Cemepe

postado em 2 de dez de 2015 09:27 por Andre Martins   [ 3 de dez de 2015 09:38 atualizado‎(s)‎ ]
https://goo.gl/photos/aHmTS7bhSA88JXpq8
A fim de socializar experiências e vivências dos profissionais que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Universidade Federal de Uberlândia – UFU (PROEX, FACED, ESTES e Rede Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – MEC) e  Prefeitura Municipal de Uberlândia (Secretaria Municipal de Educação, Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz –CEMEPE e o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA) realizaram nos dia 10,11 e 12 de novembro de 2015, Os Seminários integrados  X TRIEJA: Diversidade e Inclusão, EJA e Juventude e I Entrelaçando Saberes: Diversidade e Inclusão.

Os eventos oportunizaram uma reflexão sobre as boas práticas de ensino e de aprendizagem no âmbito da EJA, um fortalecimento da formação continuada em serviço e em rede, proposta pela Lei Municipal 11.444/2013.

A concepção da referida ação reconhece a dimensão dos desafios que os profissionais da educação enfrentam e a necessidade de se formarem continuamente sob o prisma da Educação Popular.  Assim, os eventos integrados oferecem espaço para relatos orais e mostra de pôsteres pelos quais os professores e alunos têm oportunidade para expor seus projetos e/ou experiências exitosas.

As atividades do evento compreenderam, ainda as seguintes palestras: “A EJA no norte de Minas Gerais”; “Saberes e Práticas de EJA: como mobilizá-los” e “Desafios da Formação Continuada: histórias de EJA”.

Os Seminários ocorreram no espaço de Convivência do Cemepe e contou com a participação de aproximadamente mil  pessoas, envolvendo alunos de EJA da alfabetização ao 9º Ano; graduandos do curso de Pedagogia da UFU e da Faculdade Pitágoras; professores, pedagogos e gestores que atuam nas redes municipais, estaduais, federais e particulares, dentre outros.