PUBLICAÇÕES‎ > ‎Boletim‎ > ‎Edições 2016‎ > ‎Ano I no 05 abril/maio 2016‎ > ‎Cursos‎ > ‎

NTE abre duas turmas Informática Básica

postado em 27 de abr de 2016 12:51 por Andre Martins   [ 28 de abr de 2016 07:21 atualizado‎(s)‎ ]
por André Luís Batista Martins

Fotos durante o curso

https://goo.gl/photos/BWAh2ec4zoZxMJz59

A cada dia que passa, estamos mais e mais dependentes das tecnologias digitais. Hoje, ter o conhecimento básico de como utilizar um computador é fundamental. A informatização está presente em praticamente todas esferas da vida moderna e vai se tornando tão usual quanto o controle remoto e o telefone celular. A informática nos ajuda não só no trabalho, mas, também, em casa e até mesmo no exercício da cidadania, provocando mudanças significativas para a economia, para a sociedade e para a cultura em todo mundo.

Atualmente, quem não tem conhecimentos fundamentais de informática enfrenta dificuldades no mercado de trabalho e na vida cotidiana como movimentar conta bancária em caixa eletrônico e realizar pesquisas na internet. Saber lidar com o computador se tornou essencial na vida moderna.

Pensando nisso, o curso de informática básica, oferecido pelo NTE no primeiro semestre de 2016, propõe ao cursista acesso ao conhecimento básico das novas tecnologias da informação e comunicação. O curso é uma forma de promover a inclusão digital e social que leva à melhoria da qualidade de vida, à construção e ampliação do conhecimento. Isso, a partir de estudos das ferramentas e possibilidades que um computador permite ao criar, editar, apresentar e navegar pela internet.

Os objetivos específicos do curso são: Conhecer funções e funcionamento do computador; editar textos no aplicativo Microsoft Word (2013); realizar pesquisa avançada na internet (Google): texto e imagens; fazer download de arquivos; trabalhar com apresentações de slides no Microsoft Power Point; criar conta de e-mail: enviar, abrir arquivos com anexos, responder, encaminhar, apagar; criar conta nas redes sociais: postar, adicionar fotos e vídeos em postagens e organizar as imagens em álbuns.

Metodologicamente, o curso está sendo ministrado em encontros com aulas expositivas e dialogadas e valendo-se de atividades de exploração dos aplicativos. O curso foi planejado também contemplando atividades a serem realizadas a distância (EAD). E conta com uma carga horária de 32 horas, sendo 4horas desse total com atividades de EAD.

As formadoras do NTE, Profa. Ms. Maria Rosalina Souza Pereira Miguel e Profa. Ms. Elisângela, de Azevedo Silva Rodrigues ministram as aulas do curso para duas turmas, sendo uma às quartas-feiras no período da tarde e outra às sextas-feiras no período da manhã. O curso teve início nos dias 16 e 18 de março e está previsto para encerrar nos dias 11 e 13 de maio. Devido à grande procura, inclusive por parte da comunidade geral, o NTE já está aventando a possibilidade de abrir mais duas turmas outras. A previsão inicial do curso era de atender apenas os funcionários da Secretaria Municipal de Educação.