NTE cria material digital para trabalhar com a temática do bullying

postado em 22 de jun de 2016 12:35 por Andre Martins   [ 22 de jun de 2016 12:38 atualizado‎(s)‎ ]
Cresce cada vez mais o número de debates e notícias referentes às questões que envolvem as práticas violentas no ambiente escolar com destaque para o bullying.
O bullying ou intimidação sistemática se caracteriza pela força e poder, quando um indivíduo ou um grupo pratica, de forma intencional e repetitiva, brigas, ofensas, comentários maldosos, humilhações, agressões físicas e psicológicas contra uma ou mais pessoas. Para prevenir e combater esta situação de violência em todo território brasileiro foi sancionada a Lei 13.185/2015 que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática e estabelece, também, regras que definem casos de intimidação realizados por meio da internet.

Neste contexto, o Núcleo de Tecnologia e Educação (NTE/Cemepe) propôs a criação de objetos digitais que abordam a temática, buscando, assim,  subsidiar ações nas escolas e nos encontros de formação com professores da rede. A intensão é instigar momentos de discussões, informações, conscientização e combate à prática do bullying. 

Dessa forma, o primeiro material digital elaborado pelo núcleo sobre o tema é um vídeo informativo de 3 minutos criado no Powtoon, uma ferramenta da web que permite a criação de apresentações e vídeos animados. 

O vídeo está incorporado abaixo e  pode ser acessado pelo link do You Tube: https://youtu.be/NGcizWLJe80