Editorial


O nosso boletim informativo chega em sua sexta edição com destaques importantes como o II Encontro Regional de Educação que, no dia 14 de maio, mobilizou todas as escolas da Rede Municipal com mostras pedagógicas e várias atividades desenvolvidas pelas escolas com a temática envolvendo a família.  No caderno “Geral”, chamamos a atenção, também, para o movimento das coordenações de área nas orientações sobre a escolha do Livro Didático; felicitamos, ainda, o desempenho do núcleo do Ensino Fundamental na realização da II Maratona de Matemática; e o trabalho do Projeto de Apoio Psicopedagógico (PROAP) que realiza cursos com o objetivo de oportunizar aos cursistas atividades que permitem conhecer melhor as crianças, trabalhar questões de autoestima, afetividade e autoimagem e a utilizar metodologias, estratégias e técnicas diversificadas que consolidem o aprendizado e a compreensão do aluno frente ao conteúdo estudado.

 No caderno “Na Escola”, o primeiro destaque foi o laboratório de ciências itinerante do Cemepe que visitou escolas da Rede. EM Shopping Park, EM Boa Vista, EM Professora Cecy Cardoso, EMEI Amanda Carneiro Teixeira e EMEI Professor Horlandi Violatti foram contempladas pelo projeto.  A segunda matéria do caderno foi sobre o projeto de formação continuada da EM Prof. Otávio Batista Coelho Filho que, dento da proposta da formação, também, in loco, atraiu professores oferecendo um horário alternativo. A formação da escola, em seu segundo ano, tem como foco a inclusão digital para os professores e conta com a parceria do NTE. O terceiro destaque divulgou o trabalho realizado na EM Shopping Park pela professora Idelma Pereira de Almeida (Educação Física) em parceria com a professora de Informática Educativa, Chirlly Cristine de Freitas. Dentre outros conteúdos abordados, as professoras trabalharam o tema das Olimpíadas Rio 2016 a partir de um jogo de Quiz elaborado como atividade não presencial realizada sob orientação do NTE na formação não presencial de maio. 

O caderno “Formação”, destacou a visita ao Parque Estadual do Pau Furado pelos professores de Geografia; O II Curso voltado para os Grêmios Estudantis das escolas da Rede Municipais realizado pelo Núcleo de Assuntos Estudantis (NAE) Curso cujo tema foi “O Papel dos Grêmios Estudantis livres na Gestão da Escola Democrática” e também a Formação de História que abordou Lei Nº 11.645/2008; a abordagem do tema “Google Drive como ferramenta didática” pelo NTE para os professores de Geografia; e a temática da Literatura Indígena para os professores de língua portuguesa. 

Nessa edição, tivemos três cadernos especiais. Um deles abordou a temática do Combate ao Bullying, destacado ações do Cemepe nesse sentido. A nossa tradicional coluna de Opinião teve a formatação de um Caderno especial para homenagem ao nosso articulista, o professor, filósofo e poeta Mauro Sérgio Santos. O Caderno trouxe oito artigos, na versão digital do boletim, e dois artigos, na versão para impressão do periódico, com a sua assinatura. O terceiro Caderno especial teve como foco a literatura infanto-juvenil. O Cemepe Informa trouxe dois contos da escritora Marta Fontoura. O primeiro “Nasci burro, e agora?” pode ser lido nas duas versões do nosso Boletim. O segundo conto, “Filomena te contei”, apenas na versão navegável do site. 

Estamos preparando a próxima edição que terá como temática central a discussão sobre o Projeto de Lei 867/2015, denominado Escola sem Partido. Contamos com a colaboração de todos profissionais da educação.