Formação de Geografia visita Parque Estadual do Pau Furado

postado em 17 de jun de 2016 10:26 por Andre Martins   [ 9 de nov de 2016 07:14 atualizado‎(s)‎ ]

O objetivo da visita ao PEPF foi de incentivar os professores da área a utilizar o trabalho de campo como prática pedagógica, a fim de estimular o conhecimento de seus alunos

https://drive.google.com/drive/folders/0BznePxIuUMEKSDIxamdzdVc3M0E?usp=sharing
No dia 17 de maio às 8h30 da manhã, a Formação de Geografia realizou um trabalho de campo no Parque Estadual do Pau Furado (PEPF). A atividade foi ministrada pela Geógrafa e Monitora Ambiental do PEPF Isabelle Damasceno.

Durante o trajeto foram abordados os assuntos sobre a criação da unidade de conservação do PEPF que decorre da medida de compensação florestal estabelecida pela Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) durante o processo de licenciamento ambiental do Complexo Energético Capim Branco I e II. A origem do nome Pau Furado é uma referência a árvore de Copaíba (Copaifera lansdorffii) que era o ponto de encontro dos moradores locais. Foram abordados assuntos sobre a fauna, flora e manejo ambiental.

Os professores de Geografia foram guiados pela trilha da Cachoeira do Marimbondo com aproximadamente 897 metros de extensão e desnível de 61 metros nos arredores do PEPF, passaram pelo córrego Marimbondo até o ponto de chegada, a Cachoeira.

O objetivo da visita ao PEPF foi de incentivar os professores da área a utilizar o trabalho de campo como prática pedagógica, a fim de estimular o conhecimento de seus alunos.

O PEPF fica aberto ao público de terça à sexta-feira das 8h às 16h, limitada a entrada até as 15h. O atendimento é realizado com agendamento prévio pelo endereço eletrônico: http://paufurado.blogspot.com.br/. Aos sábados, domingos e feriados o Parque atende ao público em geral sem agendamento prévio, respeitando o horário estipulado.