PUBLICAÇÕES‎ > ‎Boletim‎ > ‎Edições 2016‎ > ‎Ano I no 6 junho/ julho 2016‎ > ‎Geral‎ > ‎

Cemepe oferece orientações sobre a escolha do Livro Didático

postado em 21 de jun de 2016 04:33 por Andre Martins   [ 21 de jun de 2016 04:37 atualizado‎(s)‎ ]
Professores ainda  aguardam a publicação do guia para escolha dos livros didáticos: PNLD 2017

por Elisângela Rodrigues

Neste mês de junho, o Cemepe ofereceu aos professores das áreas de conhecimento orientações sobre a escolha do livro didático. Os professores puderam conhecer as obras didáticas aprovadas pelo MEC com o seguinte cronograma: dia 03/06 Matemática, dia 07/06, História, dia 09/06 Ciências, dia 13/06 Artes, dia 14/06 Geografia e dia 15/06 Língua Portuguesa.  Os critérios fundamentais observados formam a adequação do livro didático ao projeto político pedagógico da escola, à realidade sociocultural das instituições e às Diretrizes Curriculares Municipais.

Para entender como funciona o processo de Escolha do Livro Didático, as orientações estão disponíveis no site do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (http://www.fnde.gov.br/). Ao acessar o site, o usuário deverá clicar na opção Livro Didático. Nesta opção há uma apresentação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) que tem por objetivo prover as escolas públicas de ensino fundamental e médio com livros didáticos e acervos de obras literárias, obras complementares e dicionários. O PNLD é executado em ciclos trienais alternados: Anos iniciais do Ensino Fundamental, Anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Os editais que estabelecem as regras para a inscrição do livro didático são publicados no Diário Oficial da União e disponibilizados no portal do FNDE. Os editais determinam o prazo e os regulamentos para a habilitação e a inscrição das editoras.

Para constatar se as obras inscritas se enquadram nas exigências técnicas e físicas do edital, é realizada uma triagem pelos especialistas do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) e da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), responsável pela avaliação pedagógica. Esses especialistas elaboram as resenhas dos livros aprovados que passam a compor o Guia do Livro Didático. O Guia do Livro Didático orientará a escolha dos livros a serem adotados pelas escolas.

Até o momento (21/06/2016) não foi divulgado o resultado final da avaliação pedagógica dos livros didáticos e, consequentemente, ainda não há a publicação do Guia do Livro Didático. Por isso, a data para o registro da escolha PNLD 2017 não está definida. As escolas devem aguardar e acompanhar informações oficiais divulgadas pelo site do FNDE/MEC pelo site: http://goo.gl/a8ZhHX


 Fonte: http://www.fnde.gov.br/