PUBLICAÇÕES‎ > ‎Boletim‎ > ‎Edições 2016‎ > ‎Ano I no 6 junho/ julho 2016‎ > ‎Geral‎ > ‎

II Maratona de Matemática estimula o estudo

postado em 21 de jun de 2016 05:10 por Andre Martins   [ 4 de jul de 2016 13:06 atualizado‎(s)‎ ]
II Maratona é prestigiada pelo prefeito e conta com apresentações culturais
https://drive.google.com/folderview?id=0BznePxIuUMEKN08yS1oyZVBROFk&usp=sharing
A Prefeitura de Uberlândia promoveu, por meio do Núcleo de Ensino Fundamental (NEF) da Secretaria Municipal de Educação (SME), nesta sexta-feira (17) das 7h30 às 11h30, a II Maratona de Matemática. A competição aconteceu no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe). O objetivo da Maratona foi de estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas municipais da cidade.

A cerimônia iniciou-se ao som do Hino Nacional tocado ao saxofone, seguida de apresentações artísticas como o grupo Tum Tum Pá do bairro Shopping Park. Em seguida a diretora do Cemepe, Iraídes Reinaldo Silva, deu boas-vindas aos mais de 80 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, pais e professores que estiveram presentes para prestigiar o evento. O prefeito Gilmar Machado, também esteve presente e parabenizou os estudantes selecionados, ressaltando a contribuição para a melhoria da qualidade da Educação Básica e que a Maratona é importante para identificar jovens talentos, incentivando-os a ingressar nas áreas científicas e tecnológicas.

A prova da II Maratona continha problemas que envolviam as operações básicas de adição, subtração, multiplicação e divisão e raciocínio lógico. As equipes foram compostas com quatro alunos por escola e as questões foram realizadas em três etapas. A primeira etapa teve cinco questões abertas com “Tangram” (digitalizadas em folha) e os alunos tinham prazo de cinco minutos para resolução de cada uma. A segunda etapa continha cinco questões de raciocínio lógico realizadas oralmente. Em uma das provas, as equipes teriam que formar uma casa retirando apenas 2 palitos de picolé. A equipe que respondia mais rápido era pontuada com dez pontos. A terceira e última etapa foi realizada com as quatro equipes finalistas. Nesta última etapa, houve o desafio do quadrado mágico que contou com resolução prática.

A escola campeã foi a equipe que somou a maior pontuação ao final das três fases. As escolas classificadas receberam troféus: 1° Lugar: EM Sebastiana Silveira Pinto, 2° Lugar: EMEF Amanda Carneiro Teixeira, 3° Lugar: EM Orlanda Neves Strack. Os quatro alunos melhores colocados na disputa ganharam um tablet e os outros classificados receberam livros e brinquedos pedagógicos.