PUBLICAÇÕES‎ > ‎Boletim‎ > ‎Edições 2016‎ > ‎Ano I no 6 junho/ julho 2016‎ > ‎Geral‎ > ‎

PROAP: A Rede em Movimento no Polo Sul de Uberlândia

postado em 1 de jul de 2016 04:13 por Andre Martins   [ 1 de jul de 2016 04:13 atualizado‎(s)‎ ]
O Projeto é parte das ações realizadas no Polo Sul que considerou as solicitações registradas em momentos de Escuta Ativa realizados nas unidades escolares e em reuniões com representantes de Equipamentos Sociais.

Em consonância com a Lei 11.444 de 24 de julho de 2013, que institui a Rede Pública pelo Direito de Ensinar e Aprender no Município de Uberlândia- MG, foi criado o Projeto de Apoio Psicopedagógico (PROAP) em parceria com o Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras para implementação em Escolas Municipais de Uberlândia.

O Projeto é parte das ações realizadas no Polo Sul que considerou as solicitações registradas em momentos de Escuta Ativa realizados nas unidades escolares e em reuniões com representantes de Equipamentos Sociais. O referido projeto atenderá, inicialmente, estudantes de quatro escolas municipais situadas no Polo Sul com o objetivo de trabalhar as dificuldades de aprendizagem com a utilização de recursos e materiais concretos e específicos para cada situação.

Antes de iniciar o trabalho nas escolas, os colaboradores do Polo Sul promoveram uma Formação de 30 horas com graduandos do Curso de Pedagogia da Faculdade Pitágoras, no período de 20 a 24 de junho de 2016.  Nos módulos do curso foram contempladas as temáticas afetividade, autoestima, diversidade e inclusão. E também a Lei Municipal 11.444/2013 e as leis 10.639/03 e 11.645/2008. O curso contemplou também discussão sobre o uso dos jogos na prática pedagógica. E abordou, ainda os temas da apropriação do Sistema de Escrita Alfabética e da Leitura matemática.

O Curso teve como objetivos apresentar a “Rede pelo Direito de Ensinar e Aprender”; oportunizar aos cursistas atividades que permitem conhecer melhor as crianças; trabalhar questões de autoestima, afetividade e autoimagem e a utilizar metodologias, estratégias e técnicas diversificadas que consolidem o aprendizado e a compreensão do aluno frente ao conteúdo estudado.