Nas Trilhas da Educação Digital

postado em 22 de jun de 2016 05:38 por Andre Martins   [ 24 de jun de 2016 09:20 atualizado‎(s)‎ ]
por Elisângela Rodrigues
Projeto de Formação Contínua em horário alternativo na própria escola atrai professores
https://drive.google.com/a/otaviobatista.com/folderview?id=0B4XRl45tm_7qbXhzODBmak5lOWM&usp=sharing
mais imagens


A EM Prof. Otávio Batista Coelho Filho realiza, em 2016, o Projeto de Formação Contínua com o tema “Nas Trilhas da Educação Digital: produzindo conteúdo”.  O curso é coordenado pelas professoras  Maria Rosalina Souza Pereira Miguel (NTE/Cemepe ) e Rosa Maria Pelegrini (EMPOBCF/SME). E conta  com a assessoria pedagógica e acadêmica da Professora Dra.  Aléxia Pádua Franco (FACED/CEAD/UFU).

A formação partiu das necessidades apontadas no Consolidado das Rodas de Conversa, no Projeto Político Pedagógico (PPP), nos Planos por Ano de Ensino (PAPAE), além das demandas do atendimento domiciliar a serem implantadas de acordo com a Resolução 41 do Conselho Nacional das Crianças e Adolescentes (CONANDA).


O objetivo dessa ação é realizar a formação continuada in loco para que a qualidade de ensino seja garantida com a produção de material didático adequado e a revisão das metodologias de ensino. O projeto procura, ainda, consolidar a utilização do Portal do Aluno por meio da plataforma Google Apps for Education que favorece a produção de material pedagógico digital e compartilhado como forma de incorporar a cultura digital na educação básica.


Para a realização do projeto a escola efetivou parceria com o NTE/Cemepe, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) e FACED/CEAD/UFU. Assim, professores das três instituições passaram a ministrar os encontros, realizados no laboratório de informática local para a equipe pedagógica no formato de Formação Continuada. A programação, divulgada no site da EM Prof. Otávio, contempla uma agenda que vai de abril a outubro de 2016 com atividades quinzenais às terças-feiras no horário das 18h às 20h.